A energia hidroeléctrica vem da água em funcionamento, água em movimento. Pode ser vista como uma forma de energia solar, visto que o sol acciona o ciclo hidrológico que dá à terra a sua água. No ciclo hidrológico, a água atmosférica chega à superfície da terra como precipitação. Parte desta água evapora-se, mas a maioria filtra-se no solo ou torna-se em excedente de superfície. A água da chuva e da neve em derretimento chega, eventualmente, a charcos, lagos, reservatórios, ou oceanos, onde a evaporação ocorre constantemente.
A humidade que se filtra no solo pode tornar-se em água de terra (água à superfície), um pouco da qual também entra em corpos de água através de nascentes ou correntes subterrâneas. A água de terra pode ascender através do solo durante os períodos secos e voltar à atmosfera pela evaporação.
O vapor de água passa para a atmosfera pela evaporação, depois circula, condensa-se em nuvens, e parte regressa à terra como precipitação. Assim, o ciclo de água fica completo. A natureza assegura que a água é um recurso renovável.
Vantagens
É uma energia limpa, já q não envolve nenhum processo de queima de combustível pra ser gerada; É útil em países com grande vazão hidrográfica (rios, bacias) e acidentes geográficos (quedas d’água).
Desvantagens
Inundação de extensas áreas de biomas (florestas, etc.), desapropriação de pessoas, de municípios e/ou regiões. Contribui com o efeito estufa com a inundação de florestas (árvores submersas geram gases tóxicos).