O canal de Moçambique é a porção do Oceano Índico situado entre a costa da África Oriental e Madagáscar, aproximadamente entre as latitudes 10º e 25º Sul. A sua origem e desenvolvimento estão relacionados com vulcanismo extensivo ao longo das fronteiras entre a África, Antárctica e Madagáscar que teve início no Jurássico Médio.

A temperatura média da água é relativamente elevada, com temperaturas não inferiores a 18ºC, sendo as mais elevadas de 36ºC registadas em áreas com águas pouco profundas.

A principal corrente do Canal de Moçambique (Corrente de Moçambique), forma-se aproximadamente à latitude de 12º Sul, no noroeste da Ilha de Madagáscar, como ramo sul da corrente Equatorial sul. No seu percurso norte-sul, junto ao paralelo de 26º sul, junta-se à corrente de Madagáscar oriental, formando a Corrente das Agulhas.

Por isso a principal corrente de Moçambique é também conhecida por Moçambique-Agulhas. A amplitude das marés vária em média entre 0,5 e 4 m, podendo ultrapassar os 6 m durante as marés vivas na baía de Sofala, devido à grande extensão da plataforma continental.

 

Referencia

https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/1376/5/Cap%C3%ADtulo%203%20Caracteriza%C3%A7%C3%A3o%20da%20%C3%A1rea%20em%20estudo.pdf;

http://macua.blogs.com/files/canal_nr300.pdf.