Carta Enviada ao Ministério da Educação

 

Exma. Senhora Ministra da Educação,

Maputo, 1 de Fevereiro de 2023

[Apresentação]

Somos a FiloSchool, onde ‘Filo’ significa ‘Amigo’, e ‘School’ significa ‘Escola’; assim, somos os ‘Amigos da Escola’. Essencialmente, a FiloSchool é uma plataforma digital moçambicana centrada exclusivamente na educação por intermédio das novas tecnologias de informação e comunicação. Nosso maior foco é ajudar os alunos do primário e do secundário, assim como os pré-universitários, na resolução de exames (finais e de admissão) e na resolução de exercícios das mais diferentes disciplinas curriculares.

A FiloSchool foi fundada a 03.06.2020. Até então, tivemos um registro de mais de seis mil (10.000) estudantes moçambicanos cadastrados no nosso aplicativo de ensino, e aproximadamente uma centena de docentes e explicadores licenciados nas mais variadas áreas acadêmicas lecionadas em todo o país. Nossos usuários são provenientes de quase todas as províncias de Moçambique.

Desde o ano de sua criação até então, a FiloSchool já teve indícios suficientes que comprovam sua eficiência, pois centenas de estudantes, usuários de nosso aplicativo, tiveram êxito nos exames de admissão das mais prestigiadas instituições de ensino do país, quer do ensino superior, quer do ensino técnico; e, similarmente, outras centenas, conseguiram transitar das classes de exames do ensino secundário geral; tudo graças aos seus esforços em parceria com os nossos serviços e técnicas de ensino virtual actualizadas.

Em 2022, tivemos o privilégio de constar do decreto do Boletim da República, III Série, número 236, páginas 7840 a 7851, onde se fazia referência à nossa legalidade no ramo de actividade da educação digital. Até então, somos os pioneiros neste domínio. E estamos confiantes de que possuímos recursos suficientes para auxiliar o Ministério da Educação na sua nova missão, a da transformação digital da educação em Moçambique.

 

[Objectivo]

Tendo notado que o país, por intermédio do Ministério da Educação, nas últimas décadas, tem envidado esforços com vistas a sintonizar a educação aos novos avanços tecnológicos, especialmente com a eclosão das novas tecnologias de informação e comunicação, bem como com a emergência de novos recursos educacionais (com ênfase nos audiovisuais), por meio desta, viemos mui respeitosamente solicitar uma parceria com o Ministério da Educação de modo a permitir a utilização do aplicativo FiloSchool nas escolas primárias e secundárias.

 

[Benefícios]

Com a utilização do aplicativo da FiloSchool nas escolas primárias e secundárias, não só estaríamos a avançar no projecto governamental da digitalização e inclusão tecnológica do ensino, mas, e acima de tudo, estaremos a conectar o aluno e o docente, reduzindo o espaço e a distância entre ambos; a comunicação e o aprendizado serão mais interactivos e dinâmicos; o aluno terá acesso ao nosso banco de dados, com todos os exames das maiores instituições de ensino primário, secundário e universitário resolvidos – isso facilitará no processo de preparação aos exames; os alunos poderão identificar com grande facilidade outros colegas residentes na mesma ou em outras províncias, com o objectivo de trocar experiências e conhecimentos; similarmente, os docentes poderão facilmente encontrar outros colegas que actuam na mesma profissão e disciplina, o que lhes facilitará a troca de experiências (como por exemplo: em como eles resolvem questões de estudantes com atraso no aprendizado, como eles ensinam determinada matéria, entre outros).

 

[Últimas considerações – Saída]

A digitalização do ensino é um processo em andamento e já testemunhou grandes avanços ao longo dos anos no país. São factos que atestam essa assertiva os requisitos para se ingressar nas universidades públicas (inscrição online e resultados online), e os bancos de dados usados para o armazenamento e processamento dos admitidos ao ensino superior no país.

Embora esses sejam alguns dos pontos de progresso rumo a uma educação inclusiva no seio das tecnologias de comunicação e informação, ainda temos certas lacunas por colmatar. O coronavírus veio evidenciar nossas deficiências no quesito da educação digital.

O ponto diferencial desta rede e as demais redes é o facto de estarmos exclusivamente centrados na educação. Por isso somos considerados uma TecEd, que significa tecnologia voltada para a educação. O mundo tem experimentado essas formas de tecnologias, e tem tido muita aprovação por parte dos docentes (desde PhD, Mestres, Licenciados) e dos estudantes no geral. A título de exemplo, temos internacionalmente o Research Gate, a Academia Edu; e a nível dos PALOP, o Passei Direto. Em Moçambique, somos os primeiros nesta categoria.

Sendo que estes projectos já se provaram eficientes em vários lugares do mundo, tendo milhões de usuários em cada rede educativa supramencionada, com base nessas estatísticas, os dados apontam uma margem alta de sucesso neste empreendimento no nosso país. É neste contexto que nos apresentamos ao Ministério da Educação, com expectativas de uma resposta positiva,

 

Atenciosamente,

Pela Direcção da FiloSchool,

Daniel Alexandre Ngovene

(o Presidente)