Gestão de Empreendimentos

Ė uma área de atuação que exige atualização constante e investimentos para acompanhar, melhor as tendências da concepção de empreendimentos e seus impactos financeiros e sociais dentro do ambiente onde estão inseridos.

O objectivo do estudo do empreendimento é seguir as suas próprias ideias.

Trabalhar para uma empresa pode ser restritivo, tanto a nível de criatividade, como em termos de progressão, reconhecimento e  responsabilidades no seu trabalho;

Ter uma empresa propria para garantir flexibilidade ;

O pioneiro do termo Empreendedorismo na esfera mundial foi o: Richard Cuntllian

Um dos principais objectivos é a possibilidade de criar emprego para si e para os outros. No entanto, existem outras razões que podem até mesmo possuir um cariz mais pessoal e ter origem noutros tipos de motivação.

Evolução de empreendedorismo

Primitiva

Segundo Dolabela (2008), d, pode – se dizer que o homem primitivo já tinha atitudes empreendedoras à medida que precisava, para sobreviver, inovar na construção de diversas ferramentas para agilizar a caça de animais. O empreendedorismo não é um tema novo ou modismo: existe desde a primeira ação humana inovadora, com o objetivo de melhorar as relações do homem com os outros e com a natureza.

Medieval

A Era Medieval é conhecida como um período de estagnação económica e científica. Os Iluministas, por exemplo, deram a esse período de tempo o nome de Idade das Trevas, pois segundo eles foi um tempo em que a razão humana deu lugar à superstição e influência política da Igreja.

Na idade média houve uma sistematização e a expansão marítima foi que contribuiu para as cidades litorâneas da Europa. A estrutura económica da época não pautava esta actividade de comerciante, como uma actividade abraçada pela classe dominante, por isso, os mais fracos pautados em usos e costumes se uniram para um conjunto de normas para dirimir os conflitos.

Moderna

A Idade Moderna foi um período específico da História do Ocidente que se inicia no final da Idade Média em 1453 d.C. Embora os limites cronológicos sejam objeto de debate, a linha temporal deste período estende-se do final do século XV até à Idade das Revoluções no século XVIII; muitos historiadores assinalam o início desta idade na data de 29 de maio de 1453, quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, incluindo assim o Renascimento e a Era dos Descobrimentos (incluindo as viagens de Colombo que começaram em 1492 e a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama em 1498), e data de término com a Revolução Francesa no dia 14 de Julho de 1789.

Contemporânea

Compreendido entre a Revolução Francesa de 1789 e os dias atuais, o período histórico conhecido como Idade Contemporânea é marcado por transformações profundas na organização da sociedade e também por conflitos de amplitude mundial.

A adopção da Revolução Francesa como ponto inicial da Idade Contemporânea remete ao impacto de seus efeitos em diversos locais do mundo. Porém, a Revolução Francesa iniciou também a configuração do poder político que iria ser característico da burguesia que estava em ascensão: republicano, constitucional, representativo, defensor da propriedade e com forças militares profissionalizadas.

Contribuição socioeconómico do empreendedorismo em Moçambique

O ato de empreender representa a geração de mais postos de trabalho e a melhor distribuição de renda. Desse modo, a iniciativa de muitos profissionais inovadores se torna responsável por uma parcela da economia.

Todavia, empreender não significa apenas abrir um negócio capaz de proporcionar lucro. Na realidade, para atingir esse resultado, a companhia tem que apresentar diferenciais competitivos que garantam seu espaço no mercado, e um deles é o comprometimento com o desenvolvimento, neste caso o empreendedorismo contribui muito para Moçambique dando emprego para os jovens desempregados.

 

Referência Bibliográfica

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHIAVENATO, I. Administração de empresas: uma abordagem contingencial. São Paulo: McGraw-Hill, 1982.

CHOWDHURY, Subir. A era do talento – obtendo alto retorno sobre talento. (tradução SoniaMidori). São Paulo: PearsonEducation do Brasil, 2003.