Mercado Consumidor

Este mercado representa o conjunto de consumidores (homens, mulheres, adultos, crianças, empresas públicas ou privadas) que comprarão suas mercadorias ou utilizarão os serviços prestados pelo seu negócio.

O cliente é a alma de qualquer empreendimento. É por esta razão que conhecer e levantar dados sobre o público da sua empresa é tão importante. O estudo do mercado consumidor é essencial para o sucesso do seu negócio, uma vez que envolve as informações necessárias para identificar seus potenciais compradores. Através da pesquisa deste tipo de mercado, é possível saber o que produzir, qual é o local adequado para a venda, como vender e qual é a provável demanda para o produto ou serviço.

Mercado Fornecedor

O mercado fornecedor é indispensável para que uma empresa se mantenha actuando e prosperando. Ele é composto pelos fornecedores que oferecem matéria-prima, equipamentos, embalagens e outras mercadorias necessárias para o funcionamento da empresa.

A pesquisa de fornecedores pode ser feita através de catálogos, listas telefónicas, revistas especializadas e, cada vez com mais frequência, de portais da Internet. Outra estratégia interessante para conhecer fornecedores é comparecer a feiras e exposições do ramo: esses eventos geralmente são óptimas fontes de informação sobre as novidades do mercado.

Mercado Concorrente

O mercado concorrente é formado pelas empresas que oferecem produtos ou serviços idênticos ou similares aos seus. É muito importante conhecer os concorrentes (diretos ou indirectos), seus diferenciais, público, produtos e serviços, valores, estratégia. Fazer uma pesquisa completa do mercado concorrente certamente auxiliará na compreensão do estágio em que seu mercado se encontra, assim como no desenvolvimento de estratégias eficazes.

Curiosidades: diferença entre consumidores da categoria finais com os consumidores intermediários

Consumidores da categoria finais – o marketing de relacionamento é uma filosofia empresarial que prevê a construção e a manutenção de relacionamentos individuais com os clientes, vislumbrando um horizonte de longo prazo. Seja em mercados corporativos, seja naqueles voltados ao consumidor final, sua adopção demanda o engajamento da organização em uma postura cultural, estratégica e operacional que se coadune com seus princípios.

Consumidores intermediários – A principal função de intermediários é a entrega de bens aos consumidores quando e onde quiser. Para conseguir isso, eles compram os produtos dos produtores, armazená-los, em busca de mercados viáveis e, em seguida, transportá-los para os consumidores. No processo, eles assumem os riscos que enfrentam os bens, por exemplo, o roubo de perecibilidade, e outros perigos potenciais. Além disso, os intermediários, promovem os produtos para os consumidores em nome dos produtores.

 

Referência Bibliográfica

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

CHIAVENATO, I. Administração de empresas: uma abordagem contingencial. São Paulo: McGraw-Hill, 1982.