Classificação dos elementos químicos

Os elementos químicos classificam-se em metais e não-metais.

Os elementos metálicos mais importantes são:

Tabela 3: Elementos metálicos

Nome do elemento Símbolo químico Nome do elemento Símbolo químico
Lítio Li Cálcio Ca
Sódio Na Bário Ba
Potássio K Alumínio Al
Magnésio Mg Ouro Au
Nome do elemento Símbolo químico Nome do elemento Símbolo químico
Chumbo Pb Zinco Zn
Ferro Fe Prata Ag
Cobre Cu Estanho Sn

Os não-metais mais importantes são: 

Tabela 4: Elementos não-metais

Nome do elemento Símbolo químico Nome do elemento Símbolo químico Nome do elemento Símbolo químico
Nitrogénio (azoto) N Fósforo P Carbono C
Oxigénio O Enxofre S Bromo Br
Flúor F Cloro Cl Iodo I

Sustâncias metálicas

No nosso dia-a-dia conhecemos e utilizamos vários objectos metálicos, por exemplo, as chapas de zinco, as joias de ouro ou de prata, as panelas de alumínio, os cabos elétricos de cobre; etc. Esses objectos são feitos de substâncias metálicas ou simplesmente metais. Os metais constituem cerca de 80% de elementos químicos conhecidos e apresentam características

comuns que lhes distinguem dos não-metais, sendo de destacar: o estado físico, a cor, o brilho, a condutibilidade calorifica, a densidade, a condutibilidade eléctrica, a maleabilidade, etc.

  • Estado físico– em condições normais, todos os metais são sólidos, com exceção do mercúrio que é liquido.
  • Cor– em geral, os metais são branco-acinzentados, variando a tonalidade de uns para os outros. O ouro é amarelo, o cobre é vermelho, a prata e o alumínio são acinzentados.
  • Brilho– os metais apresentam um brilho característico chamado metálico.
  • Condutibilidade calorífica– os metais são de um modo geral bons condutores de calor. O grau de condutibilidade varia em função dos metais.
  • Densidade– quase todos os metais são mais densos que a água.
  • Condutibilidade eléctrica– os metais são bons condutores de electricidade, embora esta varie nos diversos metais. Os melhores condutores de electricidade são: prata, cobre e alumínio
  • e dúcteis, isto é, podem ser reduzidos a lâminas e fios finos.

Como reflexo destas e outras propriedades, para o seu uso os metais são submetidos a diferentes processos, sendo de destacar a forja, a soldadura, a mistura (formação de ligas), etc.

forja constitui uma das mais antigas técnicas de trabalhar os metais, que consiste em moldar as pecas graças ao aquecimento prévio do metal, seguido de golpes de martelo ou por prensagem

soldadura é um processo que permite a ligação de duas ou mais substâncias metálicas. É feita graças ao aquecimento, por pressão ou por ambos, em simultâneo. Por exemplo, nas oficinas para a soldadura de pecas, nos bate-chapas, nas serralharias para produção de grades, baldes, etc.

Muitos metais não são empregues no estado puro visto não apresentarem dureza e resistência adequada para o fim desejado. Assim, são misturados com outros metais ou ametais formando ligas metálicas. As ligas metálicas são materiais com propriedades metálicas, com elevado ponto de fusão, dureza, resistência mecânica e de baixo custo de produção. As ligas mais conhecidas são o aço, o ouro de joias, o bronze, o latão e a amálgama dentária.

Substâncias não-metálicas

As substâncias não-metálicas ou ametálicas são formadas por elementos químicos ametálicos, sendo os mais comuns o flúor, o cloro, o bromo, o iodo, o oxigénio, o enxofre, o fósforo, o nitrogénio e o carbono. Os não-metais apresentam propriedades opostas às dos metais, entretanto, o estado físico varia, pois existem não-metais gasosos e sólidos, sendo o bromo o único liquido.

No geral, não apresentam brilho, à excepção do iodo e o carbono (sob a forma de grafite), que apresentam brilho característico. São leves, sendo o bromo o único não-metal de elevada densidade.

Não são bons condutores nem de calor nem de electricidade, mas a grafite é boa condutora (Fig. 17). Não são maleáveis e nem dúcteis.

Bibliografia

AFONSO, Amadeu. Q8 – Química 8ª Classe. 2ª Edição. Texto Editores, Maputo, 2020