A Informática é comummente definida como a ciência que estuda o tratamento automático e racional da informação. Para tanto, pressupõe o uso de computadores ou dispositivos eletrónicos no tratamento da informação.

O termo, segundo LANCHARRO et al (1991), foi criado na França em 1962 e provém da contração das palavras Information automatique (Informação automática).

Assim a informática pode ser definida como conjunto de métodos e técnicas de processamento automático de informações. A informática é uma área das tecnologias de informação e comunicação, como veremos mais adiante.

Informação

As operações que se apoiam na informática são comummente designadas como operações de processamento de dados. O objetivo destas operações é transformar dados brutos em dados úteis, isto é, em informação. Embora sejam frequentemente tratados como sinônimos, estesdois conceitos diferem em seus significados.

Dados: ideias ou fatos em sua forma bruta, que por si só não conduzem à compreensão de determinada situação (FEDELI et. al., 2010). Para os sistemas informáticos, os dados são a sua matéria-prima.

Ex: as notas parciais 7 e 4 de um aluno, ou ainda os salários de janeiro e fevereiro de um funcionário X.

Processamento

Refere-se ao armazenamento, transmissão, confirmação e comparação de dados de modo a produzirem uma informação. Ou seja, é o conjunto de operações lógicas e aritméticas que são aplicadas de forma automática sobre os dados com auxilio de alguns equipamentos informáticos. Por outras palavras, o processamento é também designado por tratamento de dados.

Informação: dados que foram transformados, manipulados e organizados e que têm valor ousignificado, constituem informação. É o conjunto de dados articulados entre si e com um determinado significado, isto é, o resultado obtido após um processamento.

Ex: o aluno está reprovado por não ter atingido a média.

Alguns Critérios de Qualidade da Informação.

 A informação obtida como resultado de um processamento deve obedecer a determinados critérios de qualidade:

  • A informação deve ser rigorosa, ou seja, a informação deve estar isenta de erros e imprecisões.
  • A informação deve ser atempada ou seja, deve ser oportuna, antecipada.
  • A informação deve ser significativa e relevante, significa ser compreensível, clara e não ambígua, de modo a evitar más interpretações. Se a informação for confusa ou ambígua pode ser mal interpretada e levar a não reconhecimento da sua validade.