Estrutura geológica de Moçambique

A estrutura geológica de Moçambique desenvolveu-se a partir da conjugação de fenómenos e processos endógenos e exógenos. Formaram-se unidades tectónicas, designadamente cratões arcaicos, zonas de dobramento e zonas de abatimento, durante esse processo registaram-se fases de deformação, destruição e consolidação da crusta.

Alguns conceitos a reter: Agentes exógenos – refere-se aos processos externos exemplo: os ventos, seres vivos, glaciares, rios, lagos, etc.

Agentes-endógenos – refere-se aos fenómenos internos, exemplo: vulcões, sismos e movimentos tectónicos.

As Principais Unidades Geológicas

  • Pré-câmbrico;
  • Fanerozóico

O Pré-Câmbrico

O Pré-câmbrico, é uma unidade que representa os terrenos mais antigos de Moçambique, constituída por rochas mais antigas formadas há mais de 600 milhões de anos. Esta formação ocupa uma superfície de 534.000 km2, equivalente a 2/3 do território nacional. O Pré-Câmbrico localiza-se nas regiões Norte e Centro, principalmente nas províncias de Manica, Sofala, Zambézia, Nampula e Cabo Delgado. Em Moçambique as rochas do Pré-câmbrico dividem-se em duas partes a saber:

Pré-câmbrico Inferior ou Arcaico: geologicamente é constituído por rochas metamórficas de origem magmáticas e sedimentares.

O Pré-câmbrico Inferior localiza-se na província de Manica, as suas rochas têm uma idade de 200 milhões de anos e são constituídas por formações montanhosas de Macequesse.

Pré-câmbrico Superior: conhecido por cinturão de Moçambique (Mozambique Belt) são rochas antigas que datam de 500 milhões de anos, resultantes de orogeniasO pré-câmbrico superior divide-se em 3 províncias geológicas; nomeadamente:

  • Província de Moçambique que abrange as regiões Norte e Centro de Tete e as proximidades do Lago Niassa.
  • Província de Niassa que se estende desde Zambézia até ao interior de Niassa abrangendo Cabo Delgado.
  • Província do Médio-Zambeze que ocupa uma parte do Sul de Tete e Norte de Manica.

Estrutura geológica do Fanerozóico

O Fanerozóico é constituído essencialmente por rochas sedimentares que se formaram entre 300 e 70 milhões de anos. Essas rochas incluem também as formações eruptivas, como basaltos e riólitos que ocorrem junto a fronteira Sul do país.

Ocupa quase na sua totalidade as províncias de Inhambane, Gaza e Maputo e vai se estreitando de forma gradual para o Norte até ao curso do rio Rovuma ocupando 1/3 do território.

As principais formações do Fanerozóico

Fazem parte do Fanerozóico as formações como: Karroo, Jurássico, Cretácico e Quaternário.

  1. Karroo: é constituído por depósitos de sedimentos que correspondem à ocorrência de carvão mineral. E nele distinguem-se três divisões: Indiferenciado, Inferior e Superior.
  2. O Jurássico: é constituído por rochas sedimentares como grés, calcário e conglomerados, por vezes grosseiro, entre Nacala e Mossuril e na Bacia do Rovuma mas, também possui rochas eruptivas como riólitos e gabros. As formações do Jurássico ocorrem fundamentalmente, nas províncias de Cabo Delgado, Nampula e Tete.
  3. O Cretácico: é essencialmente constituído por rochas sedimentares. No entanto, registam-se também rochas, como granitos, sienitos, carbonatitos e traquitos.

A sua importância económica consiste na presença de jazigos de gás natural e de sienitos, importantes na produção do alumínio.

O Terciário e Quaternário

  • As duas formações (unidades) apresentam semelhanças no que respeita a sua composição litológica;
  • O quaternário é composto por sedimentos resultantes da erosão de rochas formadas no terciário;
  • As duas formações (unidades) dominam quase todo o sul do rio Save, estando também bem representadas no litoral Centro do país;
  • O terciário é caracterizado por grés, conglomerados, calcários. Subsistem também rochas basálticas, chaminés vulcânicas de basaltos nifelínicos e traquitos;
  • O quaternário, sendo resultado da erosão, é essencialmente composto por dunas, calcário lacustre, aluviões e coluviões;
  • Na maioria dos casos, os terrenos do terciário se encontram cobertos por sedimentos do quaternário.