Hominização: é o conjunto de transformações fisicas e mentais que levaram os hominideos, numa lenta evolução, a adquirirem careacteristicas sucessivamente mais proximas a do Homem actual.

Os factores que influenciaram as modificações dos hominideos foaram os seguintes: a capacidade de adaptação ao meio e as condicoes tecnologicas criadas pelos hominideos.

Etapas da evolução do Homem

Australopiteco: tem uma posição erecta, um craneo muito menor, uma face projetada para frente e a dentição proxima da nossa. Este conseguiu conquistar a bipedia, os seus restos ósseos foram descobertos apenas em África(Austral e Oriental).

  • Homo Habilis: tinha a capacidade de fabricar e utilizar instrumentos e contrução dos primeiros abrigos para habitar.
  • Homo Erectus: tem posicao vertical, fronte acahatada, maxilar muito forte e caninos (dentes) desenvolvidos. Desenvolveu o fogo, era caçador, desenvlveu a linguagem e instalou-se em grutas e em acampamentos ao ar livre.
  • Homo Sapiens: tinha uma estrutura pequena de cerca de 1,60m de altura, cabeça volumosa, braços muito compridos, joelhos fletidos ao andar. Desenvolveu a inteligencia, fabricava instrumentos especializados com base na pedra e enterrava os seus mortos. Os seus restos foram encontrados na região da Alemanha.
  • Homo Sapiens Sapiens: tinha 1,30m de altura, ombros largos,testa elevada, capacidade craniana proxima a do Homem actual e dentadura humana. Fabricava instrumentos de pedra e de ossos, era caçador e desenvolveu as primeiras manifestações artisticas..

Principais transformações fisicas dos hominideos

  • Verticalidade;
  • Libertação das mãos;
  • Desenvolvimento de cerébro

A conquista do fogo

O honimideo que descobriu o fogo foi o homo erectus a cerca de 400000 anos a.C. A descoberta do fogo contribuiu para o aperfeiçoamente de novas tecnicas de fabrico de instrumentos, a comfecção dos alimentos, a iluminação das cavernas e o aquecimento nas noites frias.

O fabrico de instrumentos

Os primeiros instrumentos eram de pedra, madeira, osso, dentes e chifres de animais. Esses instrumentos começaram por ser rudimentares, seixos partidos e levemente aperfeiçoados em bifaces. Os bifaces serviam para cortar raizes, frutos e rasgar a pele e a carne de animais.

O aperfeiçoamente destes instrumentos ao longo do tempo deu origem a anzois, furadores, agulhas, raspadores, lâminas, arpões, pontas de setas, flecha e arco.

A fase mais longa da pre-Historia caracterizada pelo dominio de uso de instrumentos é a fase da pedra lascada ou perido da pedra antiga, chama-se Paleotico.

O ultimo periodo esta directamente ligado ao aparecimento da agricultura é a fase da pedra  polida ou pedra nova, chama-se Mesolitico.

A utilização do fogo

As vantagens da descoberta do fogo para os nossos antepassados foi:

  • Utilizar o fogo para o aquecimento nas noites frias;
  • A consolidação da vida em grupos tornando-os mais sociais;
  • Passaram a assar e a cozer os seus alimentos;
  • O fogo permitiu ainda a iluminação das cavernas, a defesa contra os animais ferozes, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento de novas tecnicas de fabrico de instrumentos.