O feijão Nhemba, ou Vigna unguiculata (o nome botânico), é uma leguminosa anual, e pertence à família botânica Leguminosae ou Fabaceae. Geralmente são plantas de porte prostrado ou rastejante, e de crescimento indeterminado (as plantas crescem florindo até a morte, ou até ao fim do ciclo vegetativo).

A data da sementeira deve ser no mês de Janeiro nos lugares de frescura ou frio, e até Abril nos lugares de mais calor, se houver água até a floração.

Pragas e doenças mais Comuns de Feijão Nhemba

As doenças e as pragas são dois fenómenos que atacam as culturas desde a sementeira ate no armazenamento, seus impactos dependem do tipo da praga ou doença. Têm uma grande influencia na segurança alimentar, visto que alteram a qualidade do alimento, e ao mesmo tempo causam danos do alimento. São elas”

Besouro da folha (Ootheca mutabilis)- tem cor acastanhada ou com manchas. Ataca as folhas do Feijão Nhemba. Também destrói as raízes, as plântulas e inflorescência, causando grandes perdas na produção. Também é vector de vários vírus.

Afídios (Aphis craccivora) – É tipo piolho que ataca as plantinhas jovens sugando a seiva. Geralmente instalam-se na parte inferior das folhas. Plantas atacadas têm um crescimento retardado e as folhas encarquilam. É vector de doenças.

Lagarta Americana (Heliothis armigera) – É bastante voraz. A cor varia desde verde claro, castanha, até quase preta. O corpo tem linhas longitudinais alternando entre linhas escuras e linhas claras. Ataca as flores, vagens e grãos.

Murchidão (Fusarium oxysporum) – Os sintomas são amarelecimento das folhas e, como o nome diz, a planta acaba por murchar.