Conceito de Pesticidas
Os pesticidas ou praguicidas, são todas as substâncias ou misturas que tem como objectivos impedir, destruir, repelir ou mitigar qualquer praga.
Tipos de Pesticidas
- Acaricidas: para o controle de ácaros.
- Bactericidas: para o controle de bactérias.
- Fungicidas: para o controle de fungos. ‹
- Herbicidas: para o controle de ervas daninhas.
- Inseticidas: para o controle de insectos.
- Nematicidas: para o controle de nematóides (vermes).
- Rodenticidas: para o controle de ratose outros tipos de roedores.
Efeitos nocivos de pesticidas
Os efeitos das pesticidas podem ser: Ambientais, na saúde: Produtores e consumidores e outros
Ambiente
O uso intenso de agrotóxicos pode levar a degradação dos recursos naturais, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos, entre eles a contaminação dos lençóis freáticos e é claro do próprio solo.
Saúde
Outros estudos indicaram que a exposição ao pesticida está associada, a longo prazo, com vários problemas de saúde, tais como: dificuldades respiratórias, problemas de memória, problemas na pele, cancro e depressão; É grande o risco de que haja contaminação de alimentos por pesticidas.
Outros
Através do processo de selecção natural, as pragas podem-se tornar muito resistentes à acção do pesticida. Os agricultores, então, aumentam a quantidade do pesticida usado, intensificando o problema.
Importância
Utilização constante dos agro-tóxicos promove redução não só das pragas mas também dos organismos benéficos, fazendo com que cada vez mais o agricultor seja dependente dos produtos químicos.