Introdução:

 A cebola (Allium Cepa L) pertence à família das Liláceas, teve origem no centro da Ásia e no Médio Oriente e é cultivada há mais de 5000 anos. Essa planta atingiu a Pérsia, de onde se irradiou para a África e por todo o continente europeu. Do Velho Mundo, foi trazida para as Américas, pelos primeiros colonizadores. Actualmente, o cultivo de cebolas é dividido em duas espécies principais, as cebolas de bolbos, variando de acordo com o tamanho, cor e aroma e as cebolas de tipos o alho-porro, as chalotas, o alho e a cebolinha, que oferecem um gosto totalmente diferente do da cebola tradicional.

Cebola

 Os factores que influenciam na oferta e procura da cebola são: qualidade da cebola no mercado, preços baixos, abundância da cebola, escassez da cebola ou bens substitutos, demanda e redução dos custos de produção.

Escassez da cebola: caso a cebola sofra uma redução em sua oferta no mercado os produtores do mesmo que substitui o primeiro podem se sentir mais interessados em produzir cebola para satisfazer a demanda que agora está aberta.

Preços: caso haja uma elevação de preços no mercado é natural que os produtores sintam mais propensos, ou seja, mais interessado em produzir a cebola.

Redução dos custos de produção: em algum momento os preços da matéria-prima (cebola) sofrem uma determinada redução, assim é possível produzir uma quantidade superior com quase a mesma quantidade de capital, assim podem gerar stock, exportar ou até mesmo vender no mercado com um preço inferior.

Demanda/procura: caso haja um aquecimento no nível de demanda da sociedade por cebola, é certo que os produtores elevarão o nível de produção de cebola para satisfazer o mercado.

Aspectos que influenciam o nível da oferta: no negócio que são os subsídios do governo ou a eliminação de impostos além da redução das taxas de juros.

 Características da estrutura do meu mercado:

  • Não há interferência por parte dos produtores na determinação dos preços da cebola e factores de produção;
  • Tanto produtores tanto como consumidores têm conhecimento dos preços e quantidade da cebola oferecido no mercado;
  • A entrada de novos concorrentes com suas próprias qualidades da cebola não é limitada;
  • Aumento de preços, manipulação dos preços com vista a maximizar o lucro do monopolista;
  • Baixa oferta da cebola que é oferecida pelo monopolista;
  • Venda relativa ou algo parecido com a ideia de leilão, onde o monopolista poderá vender a cebola por vários preços diferentes, a diferentes seguimentos do mercado.
  • O grande número de vendedores e compradores da cebola no mercado faz com que nenhum deles isolamentos seja capaz de exercer influência significativa sobre o preço da cebola.
  1. a) Para a formulação de preços/determinação do preço do produto no mercado depende dos seguintes princípio:

Distribuição dos custos comuns entre produtos e serviços: onde é determinada rateio de custos indirecto, apesar de ser uma tarefa muito difícil de executar porque qualquer critério de rateio escolhido sempre conterá algum grau subjectividade;

Volume de produção para cálculos de custos unitário: onde várias parcelas do custo são primeiramente conhecidas pelo seu valor total e este deve ser dividido pelo volume de produção ou operação para se chegar ao custo unitário;

Tributação: onde uns dos itens formadores do custo e portanto, do preço são os impostos incidentes sobre o resultado da empresa como é caso do imposto de renda e contribuição social das empresas pelo sistema de lucro real;

Tratamentos dos custos variáveis não padronizados: onde na maioria dos casos, os custos variáveis são bem padronizados;

Inclusão de todos os custos de oportunidade: onde os denominados custos «custos não caixa» precisam ser incluídos e alem disso computados correctamente.

Distorção do objectivo da formação de preços: onde o processo de formação de preços não deve buscar, transformar a empresa numa reparadora de custos. Deve ter antes de tudo o objectivo de análise de preços que eventualmente poderá mostrar a empresa não tem competitividade para oferecer aquele produto.

Os factores que influenciam a procura são:

  • Abundância do produto;
  • Preços baixos;
  • Qualidade do produto.
  • Demanda.
  1. b) Os factores que influenciam a oferta são:
  • Concorrência;
  • Escassez;
  • Qualidade do produto.

Características da estrutura do meu mercado:

Não há interferência por parte dos produtores na determinação dos preços da cebola e factores de produção;

Tanto produtores tanto como consumidores têm conhecimento dos preços e quantidade da cebola oferecido no mercado;

As entradas de novos concorrentes com suas próprias qualidades da cebola não são limitadas;

Aumento de preços, manipulação dos preços com vista a maximizar o lucro do monopolista;

Baixa oferta da cebola que é oferecida pelo monopolista;

Venda relativa ou algo parecido com a ideia de leilão, onde o monopolista poderá vender a cebola por vários preços diferentes, a diferentes seguimentos do mercado.

O grande número de vendedores e compradores da cebola no mercado faz com que nenhum deles isolamentos seja capaz de exercer influência significativa sobre o preço da cebola.

 Processo de formação de preços de produto depende de:

  • Distribuição dos custos comuns entre produtos e serviços;
  • Volume de produção para cálculo de custo unitário;
  • Tributação;
  • Tratamento dos custos variados não padronizados;
  • Inclusão de todos os custos de oportunidades;
  • Distorção do objectivo da formulação do preço.

Bibliografia

http://www.unicentroagronomia.com/imagens/noticias/tese_final_cristhiano_kopanski.pdf;

http://monografias.uem.mz/bitstream/123456789/413/1/2011%20-%20Gemo%2C%20Zeferino%20Jord%C3%A3o.pdf;

http://www.sober.org.br/palestra/12/03O164.pdf.