Os programas de historia podem ainda ser elaborados Segundo uma ordenação cronológica o temática. O fio condutor dos programas de Historia, no nosso país tem sido evolução cronológica. Essa ordenação tem implicado uma enorme sobre carga de conteúdos nos programas impedindo, muitas vezes, o seu correcto cumprimento por parte dos professores. A prática tem por isso alertando para a necessidade de uma simplificação dos conteúdo, para que os professores possam desenvolver com os alunos um trabalho que permita atingir as finalidades especiais do ensino da história, sem estarem pressionados pela obrigatoriedade de transmitir uma grande leque de conteúdos em cada ano lectivo.

os programas de ordenação cronológicas tem ganho terreno face aos de ordenação temática, pois, em regra, permitem uma melhor compreensão do processo de transmissão social.

Componente de um programa

  • Esquema conceptual da disciplina;
  • Finalidades da disciplina;
  • Objectivos gerais da disciplina;
  • Temas organizadores;
  • Conteúdos organizados.

Esquemas conceptuais da disciplina – são estruturas esquemáticas que representam conjuntos de ideias e conceitos dispostos em uma espécie de rede de proposições, de modo a apresentar mais claramente a exposição do conhecimento e organizá-lo segundo a compreensão cognitiva do seu idealizado. Portanto, são representações gráficas, que indicam relações entre palavras e conceitos, desde aqueles mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para a facilitação, a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos a serem abordados, de modo a oferecer estímulos adequados à aprendizagem.

Esta abordagem fundamenta-se à Teoria Construtivista (TC), em que os conceitos são apresentados com o uso dos instrumentos de facilitação à aprendizagem, de modo sistematizado e significativo para o educando. Infere-se que para a área das ciências da natureza, a utilização dos mapas conceituam pode permitir que o processo de ensino aprendizagem seja mais dinâmico e mais resolutivo na apresentação dos programas curriculares e na formação do conhecimento científico.

Como se pode observar, do texto do programa deve contar: esquema conceptual, que presidiu a elaboração do programa que deve estar em consonância com o esquema conceptual do currículo; as finalidades que, determinadas pelo esquema conceptual devem estar, por sua vez, relacionadas com as finalidades ou grandes metas educacionais previstas no currículo os temas unificadores que se devem integrar no esquema conceptual e permitir atingir as finalidades previstas; por último cada tema unificador deve ser desdobrado em conteúdos organizados de molde a evitar ambiguidades de interpretação.

Subjacentes a qualquer programa estão, como é óbvio as concepções pedagógicas e filosóficas dos seus actores é por isso, admissível que o programa seja acompanhado de sugestões metodológicas explicativas do entendimento que os actores têm do programa e das concepções que vincula tal indicação n deve, porem, manietar os professores que são livres de, individualmente ou em grupo proceder ao desenvolver do programa de acordo com as caracteriza próprias dos seus alunos da escola e do meio onde leccionam.