A questão da Psicodidatica e a Psicopedagogia no ensino.


É uma questão que chamou a minha atenção, no que concerne aos métodos de ensino e aprendizagem.

AGORA, QUÊM SABE SE VÊ LIVRE PARA ENSINAR.

É algo que não carrega o erro na sua totalidade. Caro pedagogo, ensinar é uma das coisas mais maravilhosas que já e existe no universo. Mais para o efeito é preciso que quem ensina seja dotado de técnicas-pedagógicas.

Técnica pedagógica significa estratégia, procedimento ou forma concreta de apresentar ou orientar as aprendizagens. As técnicas complementam-se e articulam-se entre si, de modo que não se podem utilizar isoladamente, tal como os métodos em que se integram. (formacao)

A Psicodidatica.

É uma disciplina científico-pedagógica cujo objecto de estudo são os processos e os elementos que existem na aprendizagem. Trata-se do ramo da pedagogia que se ocupa dos sistemas e dos métodos práticos de ensino, destinados a colocar em prática as directrizes das teorias pedagógicas.

Vinculada à organização escolar e à orientação educativa, a didáctica busca fundamentar e regular os processos de ensino e aprendizagem. Entre os componentes do acto didáctico, pode-se mencionar o docente (professor), o discente (aluno), o contexto da aprendizagem e o currículo.

No que diz respeito à qualificação da didáctica, pode ser entendida de diversas formas: como pura técnica, ciência aplicada, teoria ou ciência básica da instrucção. Os modelos didácticos, por sua vez, podem ser teóricos (descritivos, explicativos e preditivos) ou tecnológicos (prescritivos e normativos).

Ao longo da história, a educação foi actualizando os seus modelos didácticos. Inicialmente, os modelos tradicionais focavam-se corpo docente e nos conteúdos (modelo processo-produto), sem prestar atenção aos aspectos metodológicos, ao contexto nem aos alunos.

Mais hoje em dia podemos descrever a psicodidatica em três grandes modelos o modelo normativo (centrado no conteúdo), o modelo incitativo (baseado no aluno) e o modelo aproximativo (focalizado na construção do saber por parte do aluno).

A Psicopedagogia


A psicopedagogia, como o próprio nome já sugere, vem da união dos saberes de duas áreas, a psicologia e a pedagogia.

Mas a verdade é que se trata de um campo ainda mais multidisciplinar, que aborda conhecimentos da antropologia e até mesmo da neurologia.

O objetivo é um só: entender todo o processo que leva o ser humano a assimilar e construir o conhecimento.

Afinal, desde que nascemos, estamos expostos a um universo de possibilidades, o que significa estarmos em constante aprendizagem.

FUNÇÃO


Como já citamos no início do texto, estamos sempre em contato com novos aprendizados.

O papel do psicopedagogo, então, é compreender como assimilamos cada um deles desde que somos apenas recém-nascidos até a fase adulta.

Com isso, o profissional tem a oportunidade de identificar problemas, que podem ser dificuldades ou até mesmo transtornos, e encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e garantir que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos.

Também cabe a ele decifrar a origem da dificuldade apresentada, que pode ser mental, social, física e mesmo emocional.

É possível ainda que o psicopedagogo atue no desenvolvimento de ações preventivas, a partir do acompanhamento, sobretudo de crianças.

Sua importância:


Depois de falarmos sobre a construção histórica dessa área do conhecimento e mesmo sobre a atuação do profissional, não é difícil compreender a importância do trabalho realizado pela psicopedagogia.

Afinal, podemos dizer que ela serve até mesmo como uma forma de empoderamento daquele que apresenta algum tipo de dificuldade no processo de aprendizagem.

E isso não vale apenas para a alfabetização, por exemplo. Também estão envolvidos fatores de ordem emocional.

Quando inserida no ambiente escolar, a psicopedagogia é uma estratégia que permite agir preventivamente, orientando professores e familiares sobre como identificar sinais de que existe alguma diferença significativa entre o aprendizado de um aluno.

Com tudo, é necessário que as instituições de ensino se empenhem na divulgação dos métodos de ensino. Para obtermos a qualidade nos nossos estudantes.

E o nosso amanhã seja ele projectado na base do raciocínio.