Evaristo Taimo é o nome do jovem que resolveu apostar em memes para apresentar como tema ao trabalho final do curso, ideia que lhe rendeu um 18 valores.

Memes é a designação usada para descrever um conceito de imagem, vídeos relacionados ao humor, que se espalha via Internet.

A expressão “meme” foi cunhado pelo cientista britânico Richard Dawkins em seu livro “O Gene Egoísta” publicado em 1976. 

Dawkins definiu um meme como uma unidade de informação cultural que se replica e se propaga de um indivíduo para outro através da imitação.

Com o advento da internet e das redes sociais, o termo “meme” evoluiu para se referir principalmente às criações humorísticas e virais compartilhadas online como anteriormente definido.

Para Evaristo Taimo, a apresentação dos memes como temática ao trabalho final do curso ou monografia é a demonstração de “que me rio, sim, e tanto dos memes, mas que as minhas gargalhadas sabem à linguística textual”. 

O anúncio foi feito pelo próprio jovem na internet onde destacou que “nem é meme, pessoal… Eu, Evaristo Taimo, fui à minha Faculdade, lá na Sede da UP Maputo, mostrar que me rio tanto dos memes”, escreveu.

No que foi a sua apresentação, os memes estão ligados à sua formação em ensino de Português pela Universidade Pedagógica (UP) e estão ligados com a sociedade moçambicana onde explora questões como figuras de linguagem e composição textual. 

Também está em apresentação, o surgimento do meme e a sua evolução  até aos dias de hoje na internet, trabalhando na sua composição no contexto moçambicano.

Na sua análise, o estudante fez análise de 12 memes moçambicanos partilhados no Facebook e WhatsApp entre os anos 2017 e 2023.

Esta é a sua segunda monografia, uma vez que o jovem é também licenciado em Jornalismo pela ECA-UEM, cujo obteve na monografia  17valores e explorou o Discurso de Género do programa ‘Mana dos Manos’, da influenciadora digital e moçambicana Mana Cecy.