Em busca da real solução da vida šŸ˜„ https://www.filotchila.com/groups/Teslaaulas
  • Reside em Gurué
  • De Namarroi
  • Estudou Nível médio na Escola Secundária Geral de Gurué
    Class of 12ª Classe
  • Male
  • Solteiro
  • 01/06/2001
  • Seguido por 67 pessoas
AtualizaƧƵes Recentes
  • Seleção Natural
    Lana Magalhães Lana Magalhães Professora de Biologia
    A seleção natural é um dos mecanismos fundamentais da evolução. Essa teoria evolutiva foi formulada pelo naturalista Charles Darwin (1809-1882).

    A seleção natural afirma que as características vantajosas de uma população para um determinado ambiente são selecionadas e contribuem para a adaptação e sobrevivência das espécies.
    Seleção Natural Lana Magalhães Lana Magalhães Professora de Biologia A seleção natural é um dos mecanismos fundamentais da evolução. Essa teoria evolutiva foi formulada pelo naturalista Charles Darwin (1809-1882). A seleção natural afirma que as características vantajosas de uma população para um determinado ambiente são selecionadas e contribuem para a adaptação e sobrevivência das espécies.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • As regras de evolução das espécies podem ser aplicadas a um evolucionismo social?
    Com base nas teorias darwinianas de evolução e adaptabilidade, alguns teóricos buscaram estabelecer essa relação às questões das estruturas sociais humanas.

    Segundo o evolucionismo social, a sociedade tende a uma evolução civilizacional, que em seu curso natural, culminará numa sociedade de indivíduos plenamente livres e autônomos. Não necessitando sequer da intervenção do Estado.

    O principal responsável por fazer essa relação entre as ciências biológicas e as sociais foi o biólogo e antropólogo inglês Herbert Spencer (1820-1903).


    Spencer foi contemporâneo e estudioso do pensamento de Darwin. É atribuído a ele a ideia de "darwinismo social", em que os mais adaptados as mudanças econômicas se sobreporiam aos mais fracos. Entretanto, essa associação é negada pelos especialistas no autor.

    Segundo sua teoria, os indivíduos formam um organismo social que tende à evolução. Desde seu princípio, pré-contrato social, até a complexificação das estruturas sociais e dos mecanismos de liberdade dos indivíduos.
    As regras de evolução das espécies podem ser aplicadas a um evolucionismo social? Com base nas teorias darwinianas de evolução e adaptabilidade, alguns teóricos buscaram estabelecer essa relação às questões das estruturas sociais humanas. Segundo o evolucionismo social, a sociedade tende a uma evolução civilizacional, que em seu curso natural, culminará numa sociedade de indivíduos plenamente livres e autônomos. Não necessitando sequer da intervenção do Estado. O principal responsável por fazer essa relação entre as ciências biológicas e as sociais foi o biólogo e antropólogo inglês Herbert Spencer (1820-1903). Spencer foi contemporâneo e estudioso do pensamento de Darwin. É atribuído a ele a ideia de "darwinismo social", em que os mais adaptados as mudanças econômicas se sobreporiam aos mais fracos. Entretanto, essa associação é negada pelos especialistas no autor. Segundo sua teoria, os indivíduos formam um organismo social que tende à evolução. Desde seu princípio, pré-contrato social, até a complexificação das estruturas sociais e dos mecanismos de liberdade dos indivíduos.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Os seres humanos possuem também uma origem biológica?

    Contrapondo-se ao criacionismo, o evolucionismo proposto por Darwin também pode ser aplicado aos seres humanos.

    A descoberta de fósseis são evidências de uma cadeia evolutiva da família dos hominídeos (hominidae). São integrantes dessa família os grandes primatas, dos quais fazem parte: os chimpanzés, os gorilas, os orangotangos e os seres humanos.

    As mutações que deram origens a diferenciação entre as espécies de primatas teria ocorrido há cerca de 5 milhões de anos. Já a espécie humana (homo sapiens sapiens) teria surgido há 300 mil anos.

    Os seres humanos possuem também uma origem biológica? Contrapondo-se ao criacionismo, o evolucionismo proposto por Darwin também pode ser aplicado aos seres humanos. A descoberta de fósseis são evidências de uma cadeia evolutiva da família dos hominídeos (hominidae). São integrantes dessa família os grandes primatas, dos quais fazem parte: os chimpanzés, os gorilas, os orangotangos e os seres humanos. As mutações que deram origens a diferenciação entre as espécies de primatas teria ocorrido há cerca de 5 milhões de anos. Já a espécie humana (homo sapiens sapiens) teria surgido há 300 mil anos.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • No que consiste a teoria evolucionista de Charles Darwin?
    Em 1859, Darwin publicou seu livro A Origem das Espécies e causou uma grande comoção na comunidade científica.

    Charles Darwin
    Charles Darwin, autor de A Origem das Espécies (1859)
    Darwin fez observações que comprovaram que os seres vivos descendem de outros seres vivos anteriores, formando um processo evolutivo e contrariando o criacionismo.

    Para ele, os seres estão em constante processo de mutação e dentro desse processo, algumas dessas mudanças proporcionam uma melhor adaptação ao meio.

    Os seres mais adaptados transmitem hereditariamente suas características a seus descendentes. Enquanto os indivíduos menos adaptados tendem a sucumbir, gerando o que ele chamou de seleção natural.
    No que consiste a teoria evolucionista de Charles Darwin? Em 1859, Darwin publicou seu livro A Origem das Espécies e causou uma grande comoção na comunidade científica. Charles Darwin Charles Darwin, autor de A Origem das Espécies (1859) Darwin fez observações que comprovaram que os seres vivos descendem de outros seres vivos anteriores, formando um processo evolutivo e contrariando o criacionismo. Para ele, os seres estão em constante processo de mutação e dentro desse processo, algumas dessas mudanças proporcionam uma melhor adaptação ao meio. Os seres mais adaptados transmitem hereditariamente suas características a seus descendentes. Enquanto os indivíduos menos adaptados tendem a sucumbir, gerando o que ele chamou de seleção natural.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Oque é Evolucionismo?
    Pedro Menezes Pedro Menezes Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação
    O evolucionismo é um pensamento que visou refutar cientificamente o criacionismo, a ideia tradicional de que os seres vivos foram criados por Deus e não sofrem mudança ou evolução.

    De acordo com as teorias evolutivas, os seres vivos integram uma cadeia de evolução em que as espécies existentes desenvolveram-se a partir de ancestrais comuns.
    Oque é Evolucionismo? Pedro Menezes Pedro Menezes Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação O evolucionismo é um pensamento que visou refutar cientificamente o criacionismo, a ideia tradicional de que os seres vivos foram criados por Deus e não sofrem mudança ou evolução. De acordo com as teorias evolutivas, os seres vivos integram uma cadeia de evolução em que as espécies existentes desenvolveram-se a partir de ancestrais comuns.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Tipos de determinismo
    Existem diferentes tipos de determinismo que estando relacionados a um contexto específico, restringem as possibilidades de ação a um fator as determina, são eles:

    Determinismo cultural - os indivíduos que compartilham de uma mesma estrutura cultural tendem a pensar e agir da mesma forma, fundamentados nos valores comuns que os orientam.
    Determinismo social - as estruturas sociais são determinantes para a ação dos indivíduos. Assim, as condições sociais dos indivíduos são determinantes para o seu modo de vida.
    Determinismo científico - para essa corrente de pensamento, a ciência vai determinar a forma de vida dos indivíduos, só o que é reconhecido pela ciência pode ser tomado como verdade e torna-se fundamento para as escolhas e as ações.
    Determinismo geográfico - os habitantes que dividem um mesmo espaço físico passam a comportar-se de forma semelhante, sendo determinados pelo meio em que vivem.
    Tipos de determinismo Existem diferentes tipos de determinismo que estando relacionados a um contexto específico, restringem as possibilidades de ação a um fator as determina, são eles: Determinismo cultural - os indivíduos que compartilham de uma mesma estrutura cultural tendem a pensar e agir da mesma forma, fundamentados nos valores comuns que os orientam. Determinismo social - as estruturas sociais são determinantes para a ação dos indivíduos. Assim, as condições sociais dos indivíduos são determinantes para o seu modo de vida. Determinismo científico - para essa corrente de pensamento, a ciência vai determinar a forma de vida dos indivíduos, só o que é reconhecido pela ciência pode ser tomado como verdade e torna-se fundamento para as escolhas e as ações. Determinismo geográfico - os habitantes que dividem um mesmo espaço físico passam a comportar-se de forma semelhante, sendo determinados pelo meio em que vivem.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Libertarismo e determinismo
    O libertarismo ou libertarianismo opõe-se ao determinismo por criticarem a existência de um agente externo que possa reduzir as escolhas dos indivíduos.

    Para os adeptos dessa corrente de pensamento, os indivíduos são plenamente livres e só devem ser determinados pela sua própria vontade.

    O termo foi utilizado por correntes anarquistas do século XIX, como em Proudhon, para defender a negação do poder do Estado sobre a vida das pessoas.

    Mais tarde, no século XX, correntes do liberalismo político assumiram o termo para fundamentar a ideia do Estado mínimo, como visto no pensamento de Von Mises.
    Libertarismo e determinismo O libertarismo ou libertarianismo opõe-se ao determinismo por criticarem a existência de um agente externo que possa reduzir as escolhas dos indivíduos. Para os adeptos dessa corrente de pensamento, os indivíduos são plenamente livres e só devem ser determinados pela sua própria vontade. O termo foi utilizado por correntes anarquistas do século XIX, como em Proudhon, para defender a negação do poder do Estado sobre a vida das pessoas. Mais tarde, no século XX, correntes do liberalismo político assumiram o termo para fundamentar a ideia do Estado mínimo, como visto no pensamento de Von Mises.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Liberdade e determinismo
    O conceito de determinismo, muitas vezes, é compreendido como oposto à liberdade. Entretanto, compreende-se que, no caso de um determinismo não absoluto, há a possibilidade de escolhas, por conseguinte, de liberdade.

    Para a religião cristã, Deus é um fator determinante, nada pode fugir aos desígnios Dele, mas dotou os seres humanos com o livre-arbítrio para que pudessem ser livres e decidir sobre suas próprias ações.

    Segundo Deleuze, do mesmo modo que os seres humanos são determinados, através de sua liberdade, também possuem a característica de determinantes, constituindo-se como causa de novos efeitos.

    Assim, mesmo dentro de um sistema determinado, existem possibilidades para escolhas e para a liberdade.
    Liberdade e determinismo O conceito de determinismo, muitas vezes, é compreendido como oposto à liberdade. Entretanto, compreende-se que, no caso de um determinismo não absoluto, há a possibilidade de escolhas, por conseguinte, de liberdade. Para a religião cristã, Deus é um fator determinante, nada pode fugir aos desígnios Dele, mas dotou os seres humanos com o livre-arbítrio para que pudessem ser livres e decidir sobre suas próprias ações. Segundo Deleuze, do mesmo modo que os seres humanos são determinados, através de sua liberdade, também possuem a característica de determinantes, constituindo-se como causa de novos efeitos. Assim, mesmo dentro de um sistema determinado, existem possibilidades para escolhas e para a liberdade.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Determinismo
    Pedro Menezes Pedro Menezes Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação
    O determinismo se refere a uma relação de causa e efeito que condiciona as possibilidades daquilo que existe. Tudo o que há estaria submetido à hierarquia entre aquilo que é determinante (causa) sobre tudo aquilo que é determinado (efeito).

    É também uma corrente de pensamento que parte da ideia de que tudo o que existe está pré-definido ou está determinado a acontecer.


    É nesse sentido que, para as teorias deterministas, tudo existe em função de uma causa que o antecede. Pessoas, coisas, eventos ou ações, por exemplo, são o resultado de uma ação anterior, assumindo uma linearidade.

    Assim, não há maneiras de escapar à série dos acontecimentos, que podem estar determinada pelo passado, presente ou futuro.
    Determinismo Pedro Menezes Pedro Menezes Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação O determinismo se refere a uma relação de causa e efeito que condiciona as possibilidades daquilo que existe. Tudo o que há estaria submetido à hierarquia entre aquilo que é determinante (causa) sobre tudo aquilo que é determinado (efeito). É também uma corrente de pensamento que parte da ideia de que tudo o que existe está pré-definido ou está determinado a acontecer. É nesse sentido que, para as teorias deterministas, tudo existe em função de uma causa que o antecede. Pessoas, coisas, eventos ou ações, por exemplo, são o resultado de uma ação anterior, assumindo uma linearidade. Assim, não há maneiras de escapar à série dos acontecimentos, que podem estar determinada pelo passado, presente ou futuro.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
  • Dogmatismo versus Ceticismo
    Em vez de pregar a verdade absoluta, outra corrente filosófica era responsável por questionar a existência de todas as coisas, não se baseando na dúvida.

    Essa corrente é conhecida como ceticismo e é oposta ao dogmatismo.
    Dogmatismo versus Ceticismo Em vez de pregar a verdade absoluta, outra corrente filosófica era responsável por questionar a existência de todas as coisas, não se baseando na dúvida. Essa corrente é conhecida como ceticismo e é oposta ao dogmatismo.
    0 Respostas 0 Compartilhamentos
Mais Stories