Etologia

É a ciência que estuda o comportamento animal. O estudo do comportamento animal é uma ponte entre os aspectos moleculares e fisiológicos da biologia e da ecologia.

O comportamento é a ligação entre organismos e o ambiente e entre o sistema nervoso e o ecossistema. O comportamento é uma das propriedades mais importantes da vida animal.

 O comportamento representa a parte de um organismo através da qual ele interage com o ambiente. É a parte de um organismo tanto quanto a sua pele, suas asas. A beleza de um animal inclui seus atributos comportamentais.

Comportamento animal e a sociedade humana

Muitos problemas da sociedade humana estão frequentemente relacionados a interacções entre ambientes e comportamento ou entre genética e comportamento. As áreas de sócio-ecologia edo comportamento animal lidam com a questão das interacçõescomportamentais e do ambiente, tanto do ponto de vista imediato quanto evolutivo. Tantos cientistas sociais recorrem ao comportamento animal como uma base tórica para interpretar a sociedade humana e para entender possíveis causas de problemas da sociedade.

Charles Sherrngton,desenvolveu um modelo para a estrutura e função do sistema nervoso baseando somente em observações comportamentais e deduções.

Os trabalhos recentes sobre o comportamento animal têmdemonstrado a influência do comportamento e da organização social sobre processos fisiológicos e celulares.

Variações no ambiente social podem inibir ou estimular ovulação, produzir sincronia menstrual e induzir abortos.

Comportamento animal e meio ambiente, conservação e maneio de recursos humanos

O comportamento dos animais frequentemente fornece os primeiros indícios de degradação ambiental. Mudanças em comportamentos sexuais ocorre muito mais cedo e em níveis mais baixos de distúrbio ambiental do que alterações no padrão reprodutivo e no tamanho de populações.

Comportamento animal e bem-estar animal

Na nossa sociedade tem aumentado a atenção em relação ao bem-estar de animais domésticos. A realização de exercícios para o bem-estar psicológico animal sem conhecimento prévio é impossível tanto em laboratório tanto no campo temos que ter pareceres técnicos sobre normas razoáveis e efectivas para o cuidado e bem-estar de animais mantidos em cativeiro para fins de pesquisa.

Etologia dos bovinos

Os hábitos dos animais e a capacidade deles se adaptarem as diferentes condições que lhes são impostas, pode influenciar no desempenho aprofundar o conhecimento sobreo comportment dos animais e dele tiraram proveito prático, poor tanto ajuda na boa produção animal.

Um traço de comportamento facilmente identificável nos bovinos é o facto deles serem animais gregários, isto é de viver em grupos outros aspectos importantes, ligado a esse facto é de dentro do grupo forma se uma hierarquia social no qual animais dominantes têm propriedade sobre animais submissos na competição pelos recursos de interesse comum.

Exemplo: água, comida e sombra.

Outro factor importante: cada vez que há saída ou entrada de outros animais no lote, inicia se a disputa para se estabelecer uma nova hierarquia no grupo ou seja mais stress ou maior perigo de condições.

Comportamento digestivo

A ingestão diária de forragem é o resultado do produto entre o tempo gasto pelo animal na actividade de pastagem e a taxa de consumo de forragem que é influenciada pela relação consumo.

Em condições de pastagens o animal enfrenta o desafio de se alimentar em ambiente heterogéneo com enorme variedade espaço temporal na oferta e demanda de nutrientes.

Deve-se salientar que a demanda energética define o consumo enquanto a capacidade física do trato gastrointestinal o limita variando durante as fazes da vida. As ovelhas gestantes por exemplo seleccionam significativamente maior quantidade de forragens com maior concentração de proteína bruta quando comparadas com as não gestantes.

Etologia dos suínos

São omnívoros, possuem grande capacidade de adaptarem suas dietas em função das condições disponíveis. E tem como a base alimentar: plantas, raízes, frutas, sementes e bagas.

Podem adoptar o comportamento de depredação em determinadas condições.

Eles escavam, cheiram e mascam a maior  parte do seu tempo, com a parte superior do nariz pode escavar e elevar objectos pesados para a procura de sementes e raízes.

Escavar é so um dos comportamentos alimentares dos suínos, pois estes também passam a explorar os alimentos disponíveis.

 O período de actividades é diurno, mas apresentam uma grande facilidade em alterar o seu período de actividades.

 A temperatura dita os seus períodos de actividades. Utilizam a lama para reduzir a temperatura corporal.

Etologia dos cavalos

Os cavalos que apresentam problemas comportamentais podem se tornarem animais angustiados e também podem trazer um certo tipo de sofrimento emocional para os seus proprietários.

Muitos problemas comportamentais dos equinos podem ser melhorados drasticamente por meio de alterações nas práticas de criação e de maneio do programa de treinamento positivo apropriado.

Etologia dos cães

Comportamento social

Período neonatal

Vai desde o nascimento ate a abertura dos olhos. Resume-se ao mamar e dormir

Período de transição

Começa com a abertura dos ouvidos e o filhote começando aperceber os ruídos

Período de socialização

Inicia se após o período de transição com três semanas de idade e termina com aproximadamente doze semanas começando o filhote a interagir com o que há ao seu redor

Período juvenil

Que vai de doze semanas de vida até a maturidade sexual

Período geriátrico

O cão é mais vulnerável a todo tipo de stress por isso merece todo amparo e compreensão

Comportamento comunicativo

Os cães se comunicam por duas formas:

Verbal

Não verbal

Comportamento alimentar

Inicia-se com o recém-nascido ingerindo leite. Com quatro semanas de vida os filhotes começam a ingerir alimentos semi-sólidos.

Etologia dos Gatos

Os gatos usam o corpo e miado para se expressarem.

Todos os animais trazem heranças dos seus ancestrais selvagens. No caso dos gatos domésticos o instinto da caça é muito forte mesmo não pressionado ira atrás do alimento. O comportamento de felinos varia de acordo o temperamento de cada animal, mas algumas atitudes são mais notadas em todos, como por exemplo:

 O sono, gatos dormem em média dezasseis horas por dia fazendo pequenos cochilos, assim estarão descansados e prontos para qualquer acção inesperada.

 

Referencias Bibliográficas

Livro de Daly e Wilson. tradução de Arrilton Arranjo e Maria Emília Yamamoto frans de waal pesquisa comportentes de reconciliação prinetas Baumont,r,prache,s,meuret,met.how foragem charcteristics.