Conferência de Ialta

Na Conferência de Yalta, realizada em Fevereiro de 1945 antes do fim da Guerra, os presidentes dos EUA-Roosevelt- o Primeiro Ministro do Reino Unido-Churchill e o dirigente da URSS Estaline acordaram algumas medidas que iriam ser aplicadas no pós-guerra.

Conferência de Potsdan

Na Conferencia de Potsdan em Agosto de 1945, os dirigentes das potências vencedoras da guerra confirmaram as decisões de Ialta e aprouveram um plano que iria ter consequências extraordinárias.

As principais decisões das Conferencias de Ialta  e Potsdan foram:

 A Alemanha perdeu todos os territórios conquistados;

Os países bálticos como: Estónia, Lituânia, Letónia e a Prússia oriental (Alemanha de Leste passaram a fazer parte da URSS;

A Alemanha ficou dividida em quatro zonas de ocupação: ficando cada zona sob a responsabilidade dos EUA, da Inglaterra, URSS e da França.

Assim, tal como tinha sido estabelecido em Versalhes após-primeira Guerra Mundial e que não se observou devido a inoperância da SDN, a Alemanha foi obrigado a desarmar-se e dessalificar-se;

Os dirigentes do Bloco dos Aliados criaram um Tribunal Internacional em Nuremberga para julgar os altos dirigentes e as instituições nazis.