A civilização do Vale do Indo foi uma civilização antiga que prosperou nos vales do rio Indo e Ghaggar-Hakra, agora no Paquistão, juntamente com as partes noroeste da Índia, Afeganistão e Turcomenistão. A civilização, que também é conhecida como Civilização Harappa, provavelmente durou de 2500 aC a 1700 aC. A descoberta da antiga civilização do vale do rio Indo foi feita, quando a cidade de Harappa, a primeira cidade do vale do Indo, foi escavada.

Geografia

A antiga civilização do vale do rio Indo se estendeu do Balochistão a Gujarati e do leste do rio Jhelum a Rupar. Algum tempo atrás, vários locais também foram descobertos na Província da Fronteira NW do Paquistão. A civilização de Harappa cobriu a maior parte do Paquistão, juntamente com os estados ocidentais da Índia. Embora a maioria dos sites tenha sido encontrada nas margens do rio, algumas foram escavadas do antigo litoral e das ilhas também. De acordo com alguns arqueólogos, o número de sítios de Harappan, desenterrados ao longo dos rios secados do rio Ghaggar-Hakra e seus afluentes, é de cerca de 500. Além disso, aqueles ao longo do Indo e seus afluentes são aproximadamente 100 em número.

Aproximadamente 1052 cidades e assentamentos pertencentes à civilização do Vale do Indo foram escavados até a data, principalmente na região geral dos rios Ghaggar e Indus e seus afluentes. Os artefatos descobertos nessas cidades sugerem uma cultura urbana sofisticada e tecnologicamente avançada. O conceito de planejamento urbano também é bastante evidente. Há também a existência dos primeiros sistemas de saneamento urbano no mundo. o sistema de esgoto e drenagem encontrado em todas e cada uma das cidades do Vale do Indus se mostra como ainda mais eficiente do que aqueles em algumas áreas do Paquistão e da Índia hoje.

Os tanques, celeiros, armazéns, plataformas de tijolos e paredes de proteção foram encontrados em quase todas as cidades da civilização do Vale do Indo. A evidência sugere que a maioria dos habitantes da cidade eram comerciantes ou artesãos, que viviam com outros pertencentes à mesma ocupação em bairros bem definidos. A igualdade social parece ser amplamente prevalente nas cidades do Vale do Indo, embora existam algumas casas maiores que as outras.

Ciência

Acredita-se que o povo do Vale do Indo esteja entre os primeiros a desenvolver um sistema de pesos e medidas uniformes. Sua menor divisão foi de aproximadamente 1,704 mm. A divisão decimal de medição foi utilizada para todos os propósitos práticos. Os pesos de tijolos estavam em proporção perfeita de 4: 2: 1. As inúmeras invenções da Indus River Valley Civilization incluem um instrumento usado para medir setores inteiros do horizonte e doca de maré. O povo de Harappa desenvolveu novas técnicas na metalurgia e produziu cobre, bronze, chumbo e lata. Eles também tinham o conhecimento de proto-odontologia e a técnica de pedra de toque de testes de ouro.

Artes e Cultura

Várias esculturas, focas, cerâmica, jóias de ouro e figurinhas em terracota, bronze e esteatita, etc., foram escavadas nos locais da Civilização do antigo vale do Indo. Outros ofícios que foram descobertos incluem obras de conchas, cerâmicas, ágata, reforços de esteatita vidrada, tipos especiais de pentes, etc. Também há evidências de selos, brinquedos, jogos e instrumentos musicais de cordas no Vale do Indus.

Comércio e Transporte

O comércio parece ser a principal ocupação das pessoas da civilização Harappan. As principais formas de transporte incluem carrinhos de boi e barcos. Os arqueólogos também descobriram um enorme canal de dragagem e uma instalação de encaixe na cidade costeira de Lothal. A cerâmica, os selos, as figurinhas, os ornamentos, etc., da civilização mostram grandes semelhanças com as da Ásia Central e do planalto iraniano, indicando comércio com eles. Então, há sinais de rede de comércio marítimo entre as civilizações Harappan e Mesopotâmia também.

Agricultura

A principal cultura de cereais cultivada foi a cevada de seis fileiras nua, uma cultura derivada de cevada de duas fileiras. No entanto, não há muita informação disponível sobre os agricultores e seus métodos agrícolas.

Religião

O grande número de figurinhas encontradas na civilização do Vale do Indo sugere que o povo Harappiano adorou uma Deusa Mãe, que simbolizava a fertilidade. Alguns dos selos daquela época também têm as suaves gravadas sobre eles. Então, há alguns outros em que uma figura está sentada em uma postura yoga-like e é cercada por animais. A figura é bastante semelhante à do Senhor Pashupati, o Senhor das Criaturas.

Declínio 

Acredita-se que os sinais de um declínio gradual da civilização do vale do rio Indo tenham começado em torno de 1800 aC. Em 1700 aC, a maioria das cidades foram abandonadas. No entanto, pode-se ver os vários elementos da civilização do Vale Indo em culturas posteriores. Os dados arqueológicos indicam a persistência da cultura Harappiano até 1000-900 aC. Acredita-se que os principais motivos do declínio da civilização estão relacionados com as mudanças climáticas. Não só o clima tornou-se muito mais frio e mais seco do que antes, mas partes substanciais do sistema do rio Ghaggar Hakra também desapareceram.