No início do século XII, a Franca estava extremamente dividida e os reis gozavam de um poder apenas nominal. Mas partir do século XI, os pais tinha conhecido as primeiras grandes mudanças económicas que, ao se desenvolverem, deviam favorecer a centralização progressiva do poder real e a unificação da Franca.

Os camponeses tinham iniciado, no século XI o grande arroteamento das florestas, a valorização das terras incultas e a secagem dos vales pantanosos.

Ao mesmo tempo ocorreu a substituição da corveia pela renda em géneros e, parcialmente, pela renda em dinheiro, a partir do século XII, concorreu para reforçar a economia camponesa.

A partir dos séculos XII e XIII, as vinhas de Champagne, do Baixo Loire, de Bordeus e da La Rochele forneceram vinhos para exportação.

Graças ao desenvolvimento económico, diminui a miséria que grassara durante século, e a população aumentou.

O poder real só tinha a ganhar com o desenvolvimento das cidades do Norte da Franca, estivessem ou não sob o domínio real. Amiens, Arras, Abbeville, Saint-Quentin, Beauvais e Tournai eram importantes centros da Industria de tecelagem.

O desenvolvimento do comércio nas importantes vias fluviais que eram o Sena e o Loiro aumentou repentinamente os rendimentos reais; a importância do domínio real cresceu porque estes rios atravessavam o seu território.

O comercio e o artesanato no Norte, criava condições econômicas favoráveis a coesão política de regiões ate então divididas. A crescente centralização concorria por sua vez para o desenvolvimento do comercio e das finanças.

Para economia pudesse desenvolver, era necessário terminar com as discórdias feudais, com assaltos, e garantir a segurança das rotas comercias, objetivo que só podia atingir num estado unificado em que os grandes senhores feudais estivessem submetidos a autoridade do rei, que disporia da totalidade do poder político.

 

Referencias

https://www.researchgate.net/publication/284712527_Fazer_cavaleiros_as_cerimonias_de_investidura_cavaleiresca_no_Portugal_medieval_seculos_XII-XV;

https://www.mundoedu.com.br/uploads/pdf/5510750f931aa.pdf