A evolução e distribuição da população é em parte função de sua imobilidade na medida em que tende a fixar-se em destemidas áreas e abandonar as outras, facto que se manifesta em forma de movimentos populacionais ou migrações.

Migrações                                                            

A modalidade espacial da população é comummente denominada migração.

Ela vem sendo realizada pelo homem desde os tempos mais remotos, sendo uma característica comum quase a todos os povos e regista sempre períodos de maior ou menor intimidade.

Conceito

Migração – é a mudança de lugar de residência habitual de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos. Deste modo pode-se considerar também,migrações como as deslocações feita pelas pessoas ou grupos humanos que abandonam os seus lugares habituais ou onde tinham se fixado permanentemente para se estabelecerem noutras regiões ou noutros países de forma temporária ou definitiva.

Tipos de migrações

As migrações dividem-se em vários critérios e podem ser:

Quanto ao espaço

Quanto ao espaço – as migrações podem ser podem ser:

Internos – quando as deslocações se realizam de uma região para outra dentro do mesmo pais;

Internacionais – quando as deslocações se realizam de ma região para outra, mais para fora do pais, elas podem ser:

Intracontinentais – quando as pessoas se deslocam dentro do mesmo continente;

Intercontinentais – quando as pessoas se deslocam de um continente para outro.

As migrações intercontinentais que se efectuam entre continentes separados por Oceanos são chamados de migrações transcontinental.

Quanto a duração

Quanto a duração as migrações podem ser:

Quotidianas – aquelas que se realizam geralmente em casas situados longe ou locais distantes para os seus locais de trabalho, Escola, Igreja, ocorrendo um vaivém diário.

Temporais – aquelas que se realizam com uma periodicidade, podendo ser de poucos meses, alguns dias e até mesmo de alguns anos, como o caso da época das colhas ou sementeiras agrícolas;

Sazonais – são deslocações de carácter turístico e laboral quando se processam a escala do pais, pôs decorrem sempre na mesma época do ano.

Definitivas – correspondem a fixação permanente das pessoas nas áreas de destino, adquirindo a nacionalidade desses países de modo a usufruir de melhores direitos.

Quanto a forma

As migrações quanto a forma podem ser:

Voluntárias – quando a iniciativa de viajar é parte exclusivamente do viajante;

Forçadas – quando as pessoas são obrigadas a saírem das suas áreas de  origem ou habituais.

Quanto ao controlo

No que toca o controlo as migrações podem ser:

Legais – quando a pessoa tiver sido autorizado ou legalizado os documentos de viagem, tanto no pais de saída assim como no pais de chegada (passaporte e visto respectivamente);

Clandestinas – quando não se verifica nenhuma autorização legal por parte das autoridades, tanto no pais de saída assim como de chegada.

Actualmente verifica se com muita frequência em países em via de desenvolvimento um tipo de migração (interna), a qual Moçambique faz parte. Fala se aqui da saída das pessoas do campo para as cidades “êxodo rural”.

Causas das migrações

São várias as causas das migrações humanas com destaque as condições naturais, económicas, sociais. Para além dessas encontramos também causas políticas, religiosas, étnicas, morais, etc.

Causas naturais

As migrações ( internas, externas, definitivas ou temporais) provocam, que nas regiões de partida, quer nas regiões de chegada, alterações demográficas a três níveis: na crescimento demográfico, na estrutura etária e profissional e na distribuição espacial da população, com consequente aumento ou diminuição dos equilíbrios regionais. Rejuvenescimento da população nos locais de chegada e envelhecimento nos locais de partida;

Causas socioeconómicas

O fenómeno migratório, constitui sempre uma perda de capitais humanos para territórios de origem que vem diminuída a sua população activa visto que as migrações envolvem muito mas a camada jovem e empreendedora maioritariamente forte que vão beneficiar os território de acolhimento.

A falta de mão-de-obra pode qualificada pode ressentir-se nos diversos sectores de actividades sobre tudo na agriculura e contribuir como mão-de-obra excelente no local de chegada. Mais também pode contribuir para a migração das pessoas a segregação étnico e social.

Causas ecológicas ou ambientais

  • Maior pressão sobre o meio;
  • Degradação dos recursos naturais e seu esgotamento;
  • Deficiente gestão dos recursos sólidos;
  • Eclosão de doenças, epidemias, diarreias e cóleras, malária, resultantes de precárias condições de higiénicos sanitários.

Consequências das migrações

As migrações têm vaias consequências e a vários níveis, quer de natureza demográfica natureza ambiental, económica e social.

Consequências demográficas:

  • Alterações demográficas a três níveis: no crescimento demográfico, na estrutura etária e na distribuição espacial da população;
  • Aumento ou diminuição dos desequilíbrios regionais;
  • Rejuvenescimento da população no local de chegada;
  • Envelhecimento da população no local de partida.

Consequências ecológicas ou ambientais:

Maior pressão sobre o meio;

  • Deficiente gestão dos recursos sólidos;
  • Degradação e esgotamento de recursos naturais;
  • Precárias condições de saneamento do meio.

Consequências socioeconómicas:

Migração – é a mudança de lugar de residência habitual de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos. Deste modo pode-se considerar também,migrações como as deslocações feita pelas pessoas ou grupos humanos que abandonam os seus lugares habituais ou onde tinham se fixado permanentemente para se estabelecerem noutras regiões ou noutros países de forma temporária ou definitiva.

Tipos de migrações

As migrações dividem-se em vários critérios e podem ser:

Quanto ao espaço

Quanto ao espaço – as migrações podem ser podem ser:

  • Internos– quando as deslocações se realizam de uma região para outra dentro do mesmo pais;
  • Internacionais– quando as deslocações se realizam de ma região para outra, mais para fora do pais, elas podem ser:
  • Intracontinentais– quando as pessoas se deslocam dentro do mesmo continente;
  • Intercontinentais– quando as pessoas se deslocam de um continente para outro.
  • As migrações intercontinentais que se efectuam entre continentes separados por Oceanos são chamados de migrações

Quanto a duração

Quanto a duração as migrações podem ser:

  • Quotidianas– aquelas que se realizam geralmente em casas situados longe ou locais distantes para os seus locais de trabalho, Escola, Igreja, ocorrendo um vaivém diário.
  • Temporais– aquelas que se realizam com uma periodicidade, podendo ser de poucos meses, alguns dias e até mesmo de alguns anos, como o caso da época das colhas ou sementeiras agrícolas;
  • Sazonais– são deslocações de carácter turístico e laboral quando se processam a escala do pais, pôs decorrem sempre na mesma época do ano.
  • Definitivas– correspondem a fixação permante das pessoas nas áreas de destino, adquirindo a nacionalidade desses países de modo a usufruir de melhores direitos.

Quanto a forma

As migrações quanto a forma podem ser:

  • Voluntarias – quando a iniciativa de viajar é parte exclusivamente do viajante;
  • Forçadas – quando as pessoas são obrigadas a saírem das suas áreas de  origem ou habituais.

Quanto ao controlo

No que toca o controlo as migrações podem ser:

  • Legais – quando a pessoa tiver sido autorizado ou legalizado os documentos de viagem, tanto no pais de saída assim como no pais de chegada (passaporte e visto respectivamente);
  • Clandestinas – quando não se verifica nenhuma autorização legal por parte das autoridades, tanto no pais de saída assim como de chegada.
  • Actualmente verifica se com muita frequência em países em via de desenvolvimento um tipo de migração (interna), a qual Moçambique faz parte. Fala se aqui da saída das pessoas do campo para as cidades “êxodo rural”.
  • Falta de mão-de-obra forte e qualificada nos locais de saída;
  • Mão-de-obra excedente nos locais de chegada;
  • Diminuição da população activa nos locais de saída;
  • Segregação étnica e social.