A distribuição geográfica da precipitação e temperatura são determinantes nos climas de cada região.

A classificação climática tem por base a relação entre dois elementos essenciais do clima: a temperatura e a precipitação atmosférica em estreita dependência com os factores de clima.

Distribuição das temperaturas média, do clima e da vegetação

Assim tendo em conta os elementos do clima e os factores do clima que os modificam, pode-se classificar os climas em quatro (4) grupos: Climas quentes, temperados, frios e de altitudes.

Quais são os principais tipos de clima existentes?

Os principais tipos de climas existentes são 11, e estes estão agrupados em 4 grupos que são:

  • Climas quentes;
  • Climas quentes;
  • Temperados;
  • Frios, e de altitudes

Zona intertropical

O clima equatorial – localiza-se ao longo da zona equatorial e é limitado pelos paralelos 10ºN e 5ºS. As zonas abrangidas são as bacias de Amazonas e do Congo, a zona costeira do Golfo da Guiné, península de Malaca e a Indonésia. As TMA (Temperaturas Médias anuais) são superiores a 20ºC e as chuvas são abundantes.

A vegetação do clima equatorial é constituída por florestas densas com mais de três estratos, cujas árvores alcançam 60 metros de altura, aparecem também as lianas e epífitas (plantas trepadeiras e parasitas) nestas florestas há domínio de sombra, portanto, há fraca luz e dificuldade de movimento.

Na fauna abundam animais de pequeno porte. Os animais dominantes são insectos entre eles (mosquitos e roedores), aves, répteis e macaco

Clima tropical – localiza-se no hemisfério Norte e Sul, a seguir à faixa equatorial, entre os paralelos 5º e 15º de latitude Norte e Sul. As áreas abrangidas são: Colômbia, Brasil, Venezuela, África Oriental, África do Sul, Índia, Norte da Austrália e Sudão.

As TMA são superiores a 25ºC e as chuvas são abundantes na época chuvosas.

A vegetação é constituída por florestas tropicais húmidas e seca, a savana, floresta de galeria (ao longo dos rios) e estepe (no interior dos continentes e no litoral influenciado pela corrente marítima fria).

Na fauna abundam grandes herbívoros (búfalos, hipopótamo, zebras, antílopes, elefantes e girafas), carnívoros (leopardos, hienas, leões e chitas) e numerosos répteis, insectos, aves e roedores.

Clima desértico quente – localiza-se a seguir ao clima tropical, entre os paralelos 15º e 30º de latitude Norte e Sul. As áreas geográficas abrangidas são atravessadas pelos trópicos de Câncer e Capricórnio, sobretudo do México, Namíbia, Sul de Peru, do Chile e de Angola, Sudoeste dos EUA, toda a região Norte de África e Arábia e Austrália.

As Temperaturas Médias Mensais (TMM) são muito elevadas. Durante o dia as temperaturas podem ultrapassar a 50ºC. As chuvas são bastante escassas e ocorrem nas zonas subtropicais (mediterrâneas).

A vegetação é constituída por vegetação xerófila (palmeiras, acácias silvestres e cactos). Nesta região, o Homem aproveita os Oásis para praticar a agricultura de irrigação.

Os animais do clima desértico quente são: insectos, camelos, roedores, cangurus, avestruz e gazelas. Estes animais são pouco exigentes em alimentos e água.

Zonas Temperadas

Clima temperado mediterrânico ou subtropical seco – localiza-se, a seguir o clima desértico quente, entre os paralelos 30º e os 40º de latitude Norte e sul, é caracterizado por clima temperado mediterrânico ou subtropical seco e marítimo ou oceânico.

As TMA variam entre 10ºC e 20ºC e por possuir quatro (4) estações do ano (primavera, verão, Outono e inverno). As chuvas são do tipo frontais e são escassas e irregulares, caindo em média 500 mm, concentrando-se nos meses de Outono e de inverno. As áreas abrangidas são: a região Central do Chile, a bacia Sudoeste de Mediterrâneo e Sudeste da Austrália e a região de Cabo (África doSul).

Clima temperado marítimo – localiza-se entre os paralelos 40º e os 60º de latitude Norte e Sul. As áreas abrangidas são: Europa Ocidental, litoral da América do Norte, Sul do Chile, Sudeste da Austrália e Nova Zelândia. A vegetação é constituída por floresta de folha caduca e vegetação herbáceasempre verde conhecida por prado. A fauna é revestida por gamos, lobos, javalis, raposas, veados e coelhos.

Clima temperado continental – Localiza-se no interior dos continentes e fachadas orientais dos continentes, entre os paralelos 35º e 55º de latitude Norte e Sul. As áreas abrangidas são: Europa Oriental, EUA, Sul do Canadá,Norte da China e do Japão e Sul e Centro da Argentina.

A vegetação dominante é constituída por floresta mista (com árvores de folha caduca) e pradarias de vegetação herbácea (planície).

A fauna nesta faixa encontra-se destruída devido acção humana. Os animais sobreviventes ainda são: lobos, javalis, gamos, veados, raposas e coelhos.

Zonas frias ou frígidas

Clima frio subpolar ou continental – localiza-se entre os paralelos os 55º e 65º de latitude Norte e Sul. As áreas geográficas abrangidas são a Suécia, Norte da Rússia, Norte da Sibéria, o Alasca e quase todo Canadá.

As Temperaturas Médias Mensais (TMM) no inverno são negativas, atingindo os valores inferiores a – 20ºC, o verão é muito curto com TMM de 18ºC. As precipitações concentram-se na época estival (em forma de neve). A vegetação é constituída por floresta mista e conífera (taïga). As plantas mais abundantes são choupos, pinheiros, abetos, faias e vidoeiros.

Clima polar – localiza-se entre os paralelos os 65º de latitude Norte e Sul até aos pólos. Nesta faixa, a estação de verão não existe, as Temperaturas Médias Mensais (TMM) são inferiores – 50ºC. As temperaturas positivas vão até 10ºC no máximo. As áreas abrangidas são Groenlândia, Norte da Sibéria e do Canadá, Islândia e o continente Antárctico.

A precipitação é escassa, normalmente inferior a 250 mm, está quase cai em forma de neve. O solo está permanentemente coberto de neve. Durante o inverno as noites podem durar 6 meses.

A vegetação é constituída por tundra e floresta conífera. A fauna está provida de bois marinhos, pinguins, ursos polares, focas, raposas, coelhos, morsas, renas, lontras.