A preparação para os exames nacionais, a espera pelos exames de admissão, a ansiedade causada pelos resultados. Revê-se nestes momentos? 

Depois de aguardar com tanta expectativa e, finalmente, ler o próprio nome na pauta de selecionados para o entrar na universidade, é altura de começar a planear o próximo passo. Se este é o seu caso, então vai gostar de conhecer as nossas dicas para quem vai começar a faculdade.

Depois de teres a confirmação que vais entrar na universidade, é altura de aproveitares o tempo de descanso e começares a preparares o início da vida académica. Já estás ansioso só de imaginar?

Podes respirar fundo e aproveitar as nossas dicas para te preparares com calma e dedicação.

A espera pelo começo do ano letivo é, provavelmente, o único pensamento que parece não desaparecer e, juntamente com este, vem a vontade de descobrir as novas possibilidades que este momento representa.

Tenta afastar a insegurança. Sim, a vida vai ser diferente daqui para a frente, mas habituares-te às novas rotinas vai ser mais fácil do que pensas. Veja as nossas dicas para começares a faculdade com o pé direito.

1. PARTICIPA EM EVENTOS

No início do ano lectivo, é habitual que os alunos e as universidades organizem os mais diversos eventos para receber os “caloiros”. Não importa se o teu objetivo é conhecer melhor os colegas, os professores ou até a estrutura da faculdade, pois o importante, numa primeira fase, é que não te sintas sozinho e comeces a conhecer as caras e espaços que vão fazer parte da tua nova rotina.

2. FAZ PARTE DE UM GRUPO ACADÉMICO

As associações e centros académicos, assim como a maior parte dos movimentos criados pelos estudantes, podem ser espaços incríveis para conheceres novas pessoas e integrares-te na vida académica.

Já pensaste, por exemplo, em participar nos movimentos relacionados com o empreendedorismo entre os jovens estudantes? Esta é também uma excelente forma de colocares em prática muito daquilo que aprendes na sala de aula.

3. PARTICIPA EM PROJETOS

Começar um estágio ou participar numa pesquisa científica, por exemplo, podem ser actividades que vão contribuir não só para o currículo e o início da vida profissional, como também para construíres uma rede de contactos ou fortalecer a tua vida social. Participa em projectos da universidade sempre que possível e verás que faz toda a diferença.

Procura conhecer a oferta da universidade e opte por aquela que melhor se encaixa no teu perfil, de acordo com os teus objetivos.

4. CRIA UM ORÇAMENTO MENSAL

O início da vida na universidade é uma excelente altura para começares a estar atento aos gastos. Aproveita este início e habitua-te, desde cedo, a olhar para as contas, procurando analisar a forma como geres o teu dinheiro.

Esta dica tem particular importância para os estudantes que vão viver longe de casa. Contudo, ainda que continuem a viver com os pais, investir na própria educação financeira é sempre uma boa ideia.

Cria um orçamento mensal e actualiza constantemente. Procura prever os gastos essenciais que tens de assumir e aprende a equilibrá-los.

5. SEJA ORGANIZADO

Parece uma dica óbvia, mas a verdade é que o hábito de ser organizado pode não ser natural para todos. Se este é o teu caso, acredita: a organização é fundamental para conseguires dar conta de todas as tarefas e compromissos que vais assumir com a entrada na universidade. Que tal criares listas ou um calendário para ajudar?

6. CRIA UMA ROTINA DE ESTUDOS

Já se sabe que o segredo para manteres os estudos em dia e não acumulares matérias para a época dos exames é criares uma rotina de estudos que seja coerente. Faz um calendário e inclui as horas de estudo na tua rotina.

É bastante provável que tenhas de lidar com uma grande carga de leitura em especial se fores frequentar cursos como Direito ou da área de Letras, por exemplo, por isso mesmo, fica de olhos postos na bibliografia que será abordada durante o semestre que os professores costumam indicar com antecedência.

Lê diariamente, seguindo um calendário semanal ou quinzenal, e verás que será muito menos cansativo do que deixares tudo quando já estiveres perto dos exames. Assim, conseguirás tirar melhor proveito dos conteúdos.

7. UTILIZA AS REDES SOCIAIS PARA FACILITAR A VIDA ACADÉMICA

Sim, as redes sociais são uma febre comum, mas o que pode ainda não saber é que essas tecnologias podem ser excelentes aliadas, também, para o seu processo de aprendizagem.

Procura páginas que sejam relacionadas com o seu curso, conversa com alunos que frequentam o mesmo curso e, inclusivamente, tira dúvidas sobre conteúdos ou partilha ferramentas que contribuam para os estudos. Faz parte de redes e vais ver que o gigantesco universo das redes sociais é, também, um óptimo pretexto para estudar melhor e aprenderes ainda mais.

8. APRENDE A COZINHAR

Ainda não sabes cozinhar? Estás mesmo na altura de repensares a falta deste hábito tão importante. Ainda que continues a morar em casa dos pais durante a universidade, saberes preparar alguns pratos parece bastante interessante para quem quer conquistar a independência.

Com as mudanças na rotina, não serão raras as vezes em que vais precisar de saber encontrar os mercearias e mercados e preparares uma refeição. Aproveita a oportunidade para aprenderes a cozinhar, ou vais passar muitos jantares na companhia de comida congelada.

9. SEJA RESPONSÁVEL

Lembra-te dos teus objectivos e fica a saber, desde já, que o professor da universidade não te vai acompanhar como o professor da escola. É preciso saberes lidar com este tipo de liberdade, ou terás problemas com o teu rendimento. Este é, aliás, mais um motivo para que criares uma rotina de estudos e organizes a tua agenda. Define o teu próprio ritmo e cumpra as tuas metas.